segunda-feira, 5 de julho de 2010

Movimento Hip Hop de Roraima




ENTREVISTA RAQUEL QUEIROZ MOVIMENTO HIP HOP

O Movimento Hip-Hop é uma cultura composta por 4 subculturas ou elementos artísticos, o MC, que anima a festa com suas rimas improvisadas, a instrumentação dos DJs, a dança do breakdance uma das vertentes do Street Dance ou Dança de Rua e a pintura do grafite, onde os graffiteiros representam a arte plástica, expressão gráfica nas paredes utilizando o spray. Em Roraima o movimento nasceu em maio de 2005, com o objetivo de criar um espaço de integração e interação dos jovens da periferia. Tem como principal líder a amazonense Raquel Queiroz, 34 anos, cursando o 8º semestre em Serviço Social da UERR. Tem a família como porto seguro. O pai um ícone, a mãe a força e a filha tudo. Raquel é nossa entrevista de hoje e fala sobre o objetivo de difundir a cultura hip hop no estado de Roraima e incentivar grupos de rap, de beak, os grafiteiros e os djs, e apresentar o hip hop como instrumento de transformação social.

“Amo música e a dança. Procuro ser autêntica em minhas ações. Sou grata diariamente a Deus pela vida que tenho, agradeço a Ele todas as oportunidades existentes. Creio que as oportunidades não vem uma única vez, mas que cada dia quando acordamos temos a oportunidade de modificar algo em nossa vida, de recomeçar. Amo viver cada instante”.

“O Movimento Hip Hop de Roraima busca tornar-se um poder paralelo a procura da melhoria da juventude do Estado de Roraima”.

1) Coisas Daqui: O que é como funciona a cultura Hip Hop ?

R: O hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1970 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MC, DJ, Breakdance e o Graffite.

2) Coisas Daqui: Qual a finalidade do Hip Hop, além de todos os elementos?

R: Além de difundir a cultura hip hop, o hip hop vem fomentar o respeito à identidade cultural dos jovens de periferia, facilita à população menos favorecida o acesso à fontes de cultura, resgatando assim a auto-estima, tanto dos jovens como da comunidade onde está inserido e busca através das ações desenvolvidas edificar conhecimentos sobre a valorização social, econômica,

3) Coisas Daqui: E em Roraima como esta hoje, é valorizada?

R: Em Roraima a Cultura Hip Hop chega em 2000 através do grupo de Dança de Rua Cadeado Blindado dirigido por mim, que recepcionou o b.boy Diogo vindo de São Paulo e daí difundiu-se por todo o Estado, somente em 2005 a cultura se organizou como movimento social, organização da sociedade civil, e hoje tem em praticamente todos os bairros umgrupo representante e em 5 municípios.

Alguns dos grupos que fazem parte do M2H-RR: Break - Explosão Hip Hop, Nação Hip Hop, Extreme Crew, Crazy Crew B.Boys e outros; Graffite – Morcegão, Perna, Geovanne e outros; Rap – Gangue do Rap, MC Hudson e MC Jimmy; DJ – Dj Bunny e Dj Sorvete.

O Movimento Hip Hop em Roraima está com um grande acervo de ações em combate à violência e à prevenção de drogas que são:

Projeto Cidadania em 4 Emlementos : Reflexão da educação para o crescimento e fortalecimento da cidadania;

Pólis Hip Hop: implantação de núcleos nas comunidades para proporcionar uma mudança social e despertar o interesse da juventude por políticas públicas para a juventude.

Semana da Cultura Hip Hop: Apresentar a Sociedade o hip hop como solução para o combate à violência, mostrando a importância de ações sócioculturais para o jovem em estado de ociosidade.

Palestras, debates e muitas outras ações.

O Movimento Hip Hop de Roraima busca tornar-se um poder paralelo a procura da melhoria da juventude do Estado de Roraima.

4) Coisas Daqui: Em relação ao preconceito e a discriminação da sociedade?

5) R: Há ainda muito preconceito, pois as pessoas vinculam muito o hip hop com violência, e nós a cada dia apresentamos a cultura hip hop como solução e não como problema, onde esta solução parte do jovem que muitas vezes é visado como problema social e não como protagonista de uma mudança social.

6) Coisas Daqui: O que é um Frestayly?

R Então Freestyle é traduzido como estilo livre, é a forma livre de cada elemento se expressar, sem regras, sem limitações,

7) E o Premio Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez ?

R - O 1º Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez, é uma realização das Secretarias da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) e de Cidadania Cultural (SCC) – do Ministério da Cultura, em parceria com o instituto Empreender e a Ação Educativa com objetivo de selecionar ações e experiências de fortalecimento da Cultura Hip Hop em todo o Brasil lançado durante a realização do 10º Fórum Social Mundial e premiará 128 iniciativas voltadas para a promoção da Cultura Hip Hop no Brasil em cinco categorias, Reconhecimento: Personalidades ou entidades importantes para o desenvolvimento da cultura Hip Hop; Escola de Rua: Iniciativas que já existem e que visem a utilização dos elementos do Hip Hop em ações socioeducativas, através de oficinas e arte-educadores; Correria: Iniciativas que visem a soluções que gerem renda. Por exemplo, distribuição de Cds e Dvds, oficina de moda, oficina de serigrafia, etc.; Conhecimento (5° Elemento): Iniciativas que visem a realização de encontros, seminários ou painéis que reúnam atores do Hip Hop, ou projetos que visem a produção de mídias para a difusão do Hip Hop. Por exemplo: jornais, fanzines, programas de rádios comunitárias, documentários, sítios de internet, etc.; Conexões: Valorizar as iniciativas que incorporem, associem e incentive o intercâmbio com outras formas artísticas à cultura Hip Hop, em particular das expressões culturais afrodescendentes;

Os contemplados serão conhecidos em outubro deste mesmo ano isso valoriza muito a nossa cultura.

Contatos:

rlqhiphop@hotmail.com

95-9139-8221

Nenhum comentário:

Postar um comentário